Ovos - A Proteína 100% para você

Seg, 17 de Dezembro de 2012 15:23 RCN
Imprimir PDF

ovo

Ovos - A Proteína Perfeita
Um dos mais abundantes alimentos na dieta humana e em dietas fisioculturistas. O ovo é um dos alimentos mais ricos nutricionalmente, sendo mesmo considero por muitos como o melhor. Basta questionar-se sobre como consegue formar-se um pinto dentro do ovo. A Heavy Health dá-lhe as melhores razões para incluir ovos na sua dieta, acabando também com o mito do colesterol.

 

O que tem o ovo de especial?

Além de ter um preço acessível para todos, o ovo tem tudo aquilo que o corpo humano necessita. Em cerca de 70 calorias, o ovo consegue reunir 13 aminoácidos essenciais para o corpo humano, como ferro, zinco, ácido fólico, fósforo, além de possuir 7g de proteínas de alto valor biológico por unidade. Esta qualidade proteíca permite ao corpo a sintetização, consequentemente, o desenvolvimento muscular. Além dos valores referidos, o ovo possui ainda um leque de vitaminas indispensáveis à saúde.

O valor nutricional do ovo está dividido. A gema possui a maioria dos nutrientes e 100% da gordura do ovo. As claras são praticamente constítuidas por proteínas. Se pretender apenas proteína na dieta, pode consumir apenas as claras, mas a gema apresenta uma riqueza inigualável. Pode sempre combinar uma gema com 4 ou 5 claras para ter uma refeição completa em proteínas, baixa em gorduras e com todos os benefícios da gema.

Os ovos também Possuem alto poder saciante, ajudam na reparação das membranas celulares, mantém a pele jovem e contém luteína, um antioxidante que previne a cegueira nos idosos. Os ovos estão ainda associados a um bom funcionamento das funções cerebrais. Para completar, o ovo é ainda rico em antioxidantes que ajudam a prevenir processos generativos, como diabetes.

 

A pergunta que não quer calar, o colesterol dos ovos faz mal à saúde?
Muitas pessoas dizem que sim, que o colestrol faz mal à saúde, mas se perguntar 'porquê?' a essas pessoas, será que saberão responder? Não, porque o colesterol dos ovos não é prejudicial para a saúde. Perceba porquê:

A verdadeira causa para o aumento do mau colesterol (LDL) é o consumo excessivo de gorduras saturadas. Um ovo médio apresenta um valor inferior a 2g de gorduras saturadas. Se lhe disser que um prato de bacalhau com natas apresenta 30g de gordura saturada, será que o ovo continua a ser a ovelha negra da nutrição? Infelizmente, as pessoas tendem a sacrificar os ovos para poderem comer enchidos e outros alimentos prejudiciais para a saúde e ricos em gordura saturada.

Ovos


Apesar da gema ter sido sacrificada pelo seu teor de colestrol, é a maior fonte de colina, uma substância que ajuda a dissolver o colesterol das artérias. Diga-se também que a gema possui gorduras monosaturadas, saudáveis para o coração. Apesar de existir, de facto, colesterol na gema do ovo, esse colestrol não é absorvido pelas artérias.  Entre tantos benefícios, é incompreensível condenar os ovos.
Com isto, se tem problemas com o colesterol, o ovos não são os responsáveis, mas sim o excesso de gordura saturada que tem na sua dieta, pense nisso.

 

Como preparar os ovos?
Tudo menos fritos. Estará a destruir a riqueza nutricional da gema, além de adicionar gorduras desnecessárias ao seu ovo preparando-os com mateiga ou outras gorduras. Pode cozer, fazer ovos mexidos, escalfados ou até parti-los num recepiente e levar ao microondas essa é a forma correta para se aproveitar o maximo do alimento.


A melhor hora para os consumir?

 O seu imenso poder saciante vai impedir que tenha fome ao longo da manhã. Fique sabendo que o pequeno almoço de muitos culturistas - e inclusivé o meu também - passa pela combinação de aveia com ovos.

Sugestão: coloque 2 ovos e 80g de aveia num liquidificador, utilize uma frigideira anti-aderente e prepare uma deliciosa panqueca para o pequeno-almoço. Caso a mistura esteja muito consistente, adicione 2 ou 3 claras. Polvilhe com canela, pois é muito benéfica para a saúde. Se desejar mais proteína, adicione mais claras.

Última atualização em Sáb, 12 de Janeiro de 2013 18:22

 

curta-nossa-pagina-no-facebook

 

Super Dicas

Está iniciando a sua jornada e não sabe por onde começar ?  1. Treine u...

O sedentarismo diante da máquina também pode causar problemas cardíacosPassar...

Ovos - A Proteína PerfeitaUm dos mais abundantes alimentos na dieta humana e ...

O mau hálito é um dos problemas de saúde bucal mais desagradáveis. Tanto par...

Nesse artigo separamos algumas dicas simples para evitar o surgimento de acne. C...

SAIBA PORQUE USAR PROBIÓTICA É MELHOR!